E.B.D

Dicas para professores da EBD.

Prepare-se para a aula 

Comece com antecedência - leia a passagem bíblica que você irá ensinar uns 15 a 10 dias antes da aula várias vezes e até em traduções diferentes da Bíblia. Prepare o roteiro 7 a 5 dias antes. Assim você tem tempo de comprar e preparar o material necessário e ensaiar e repassar a história. 

Comunique-se - você trabalha com um assistente ou professor auxiliar, passe o que você programou para ele, numa reunião e por escrito. Ou ainda melhor, programe junto com seu auxiliar o trabalho - diz o ditado que "Duas cabeças pensam melhor que uma!" 

Prepare um roteiro básico - em geral ele deve indicar:
- Objetivo: Qual a mensagem / verdade bíblica que quero transmitir?
- Texto: Qual passagem Bíblica usar?
- Como: Qual material didático ou método vou usar? Quais serão as atividades de fixação?
- Tempo: Qual o tempo disponível? O que programei cabe neste tempo?
Em seguida faça o Plano de Aula completo, que deve conter, por escrito cada passo da aula: quem faz o que, o tempo previsto para cada atividade, o material necessário, o resumo da história que você ira contar... 
Atenha-se ao objetivo em todas as etapas. As músicas, o versículo para memorizar, as atividades com as crianças, tudo deve transmitir a mesma mensagem. 

Ensaie - depois de ter feito o roteiro da sua aula, ensaie. Ensaie o texto, como o irá dizer e a sequencia dos acontecimentos. Pegue o material que irá usar e ensaie com ele (por exemplo, coloque as figuras do flanelógrafo em ordem de uso; ensaie entradas e saídas dos fantoches, a altura do braço, expressões; etc..).
Tente em frente ao espelho, assim você tem uma idéia melhor do que seus alunos verão. 

Teste as atividades - A tinta e papel escolhidos para as crianças pintarem são atóxicas? O papel resiste à tinta ou desmancha? Quanto tempo o papier machê leva para secar? Quanta sujeira a argila faz na mesa, preciso forrá-la com plástico ou jornal basta? Seja lá o que for que você decida apresentar para as crianças fazerem, teste antes em casa. 

Ore sempre! - antes e depois da leitura, do preparo do roteiro, dos ensaios, das conversas e da aula! 

Sorria, confie em Deus e divirta-se com suas crianças! 



Use um Programa Para que o Ensino Seja Proveitoso
fonte: Bíblia de Recursos para o Ministério com Crianças

Seguem-se idéias para atividades que podem ser usadas na aula. Períodos de tempos foram também sugeridos para cada atividade para ajudar você a fazer aproximações.

A. Boas Vindas (2-3 minutos)
Faça a criança sentir-se importante, apresentando qualquer criança que tenha comparecido pela primeira vez. Se muitas das crianças forem visitantes, você talvez deva propor uma brincadeira de apresentação.

B.Cânticos (10 minutos)
Um tempo especial pode ser reservado para cantar, ou os cânticos podem ser usados durante a aula em vez de cantá-los todos em uma só parte do programa. Se estiver ensinando um cântivo novo, talvez tenha de limitar os outros para apenas um ou dois. Veja:
- "Ponha um Cântico nos Corações Deles", p.709

C. Momento de Oração (3-5 minutos)
Deixe as crianças compartilharem agradecimentos e pedidos de oração. Use esse tempo para ensiná-los a orar, dando você mesmo o exemplo e encorajando-as a orar também. Em certas semanas você pode ensinar um princípio sobre oração. Veja: 
- "Os Discípulos Aprendem a Orar", p. 1218;
- "Oração por meio da Mão", p. 1421
- pegue esse material no Tópico Oração: aqui:-

D. Versículo para Memorizar (7-10 minutos)
Use um versículo que reforce a verdade relacionada à criança em sua lição bíblica. Este é também um bom momento para recapitular os versículos ensinados nas semanas anteriores. Veja: 
- "Ensinando as Crianças a Memorizar Versículo", p.694
- Visite o Tópico sobre Memorização de Versículos aqui: viewtopic.php?f=4&t=2269

E. Lição Bíblica (12-15 minutos)
Não deixe de enfocar claramente a verdade relacionada à criança. Depois, planeje o restante da aula em volta de um tema que se associe bem a esta verdade. Veja: 
- "Preparando a Lição Bíblica", p. 1074; 
- "Apresentando a Lição Bíblica", p.1088; 
examine também os esboços da lição bíblica intercalados em toda esta Bíblia de Recursos para o Ministério com Crianças, e veja "Como Usar o Esboço da Lição", p.1090

F. Apelo e Desafio (2-3 minutos)
Termine a lição bíblica desafiando as crianças salvas a agir e as não salvas a receber Cristo. Dê tempo para o aconselhamento de crianças durante a aula ou planeje um período depois dela. Veja: 
- "Aconselhamento a Criança Salva", p. 1066,
- "Fazendo o Apelo para a Criança Não Salva", p. 1059, 
- "Aconselhando a Criança não Salva para a Salvação", p.1062;
- "Como Usar o Livro Sem Palavras", no início da Bíblia.
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G. Atividade de Desafio (2-5 minutos)
Reforce o ensino da lição bíblica usando uma atividade que se relacione com a verdade da lição para a vida da criança. 
Veja atividades mencionadas no final dos vários esboços em toda a Bíblia.

H. Recapitulação (10 minutos)
Associe as perguntas da recapitulação com o tema da aula. Escolha perguntas sobre a lição bíblica, versiculo para memorizar, ou verdades nos cânticos que queria reforçar. Veja:
- Meios Criativos de Recapitulação", p. 718

I. Missões (5-10 minutos)
Não deixe de alertar as crianças para a importância das Missões. Histórias missionárias com visuais atraententes podem ser obtidas na APEC da sua cidade ou pelo site: http://www.apec.com.br


J. Final e Anúncios (2-3 minutos)
Cada sessão deve ter uma conclusão satisfatória. Lembre as crianças de recapitularem o versículo para memorizar durante a semana. Entregue qualquer trabalho para levar para casa. Reforce o tema ensinado, repetindo a verdade relacionada à criança. Termine com oração. Despeça os alunos, lembrando a eles de algo interessante que vai acontecer na semana seguinte - algo que não desejarão perder.

Cada minuto da sua aula é uma oportunidade para tocar a vida das crianças e satisfazer as suas necessidades espirituais de Salvação e discipulado (Provérbios 22.6). Seja um professor sábio. Faça que essa hora de treinamento semanal seja aproveitada ao máximo, para que as crianças tenham mais sucesso em sua vida nas outras horas da semana.
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fonte: Bíblia de Recursos para o Ministério com Crianças




Boas maneiras na Casa de Deus







Mantendo a Disciplina na Classe

O que significa Disciplina? É um treinamento que ajuda as crianças a obedecerem regras, desenvolvendo assim o seu autocontrole. Ela as prepara para serem aprendizes ou discípulos. O termo hebraico para disciplina ou treinamento usado com freqüência em Provérbios significa “estreitar ou cercar”. Disciplina é ensinar às crianças os limites do comportamento adequado e a prática dos mandamentos de Deus em sua vida. Mediante a disciplina, ajudamos meninos e meninas a aprenderem a sentar-se em silêncio e ouvirem atentamente; a sentirem e mostrarem respeito pelos pais e professores, e por Deus e a sua Palavra; a ficarem em fila a caminho do recreio e a esperarem a sua vez de tomar o lanche; a participarem harmoniosamente com outros nas músicas, artes e jogos. A disciplina ajuda as crianças a respeitarem outros e a apreciarem a ordem. Ela forma a mentalidade e o caráter, de modo que possam vir a tornarem-se membros cooperativos e construtivos da sociedade; assim como seguidores dedicados e perseverantes de Cristo.

Deus, nosso Disciplinador Amoroso.

Nosso exemplo de disciplina é o próprio Deus. Apesar de nos ver como somos, com todo o nosso pecado, Deus escolheu amar-nos. Ele não esperou até que atingíssemos aos seus padrões, mas tomou a iniciativa, tomando providencias para a nossa salvação (Romanos 5.8). Ele continua a amar-nos, com firmeza e imparcialidade, sem levar em conta a nossa condição. Ainda antes de sermos salvos, Ele nos atrai para si, mesmo. Uma vez que recebemos Jesus como Salvador, Deus começa a tratar conosco como um Pai amoroso, treinando – discipulando – para nos ajudar crescer, sempre com o nosso bem-estar em mente (Hebreus 12.7-11).

Suprindo as Necessidades com o Amor de Deus – A Base da Disciplina.

Quando respondemos à disciplina de Deus, permitindo que supra as nossas necessidades, nos libertamos para satisfazer as necessidades de outros. Podemos prover melhor disciplina para outros quando estamos seguros no amor de Deus e buscando o controle de seu Espírito. Podemos então disciplinar a nós mesmos, a fim de preparar bem nossa lições e prover um ambiente ordeiro e estimulante para os outros. Um ambiente em que suas necessidades básicas, tais como aceitação, aprovação, segurança e sentimento de realização sejam satisfeitas. Peça a Deus para ajudar você a apreciar cada criança como ela é, não importa quão difícil ou indigna de amor. Mostre a cada uma a sua aceitação e aprovação de maneira observável. Trate cada criança com dignidade e bondade, como se dizendo: “Você é especial; gosto de Você”. Mostre a sua apreciação com um sorriso, algumas palavras amáveis, um carinho no ombro. Seja sempre cordial e positivo. Seja agradável, mas não permissivo. Você supre a necessidade de segurança e estabilidade do aluno provendo estatura, espere então obediência. Ajude as crianças a compreenderem que ao estabelecer e reforçar as regras, você está mostrando respeito por elas como pessoas. Ao obedecer as regras, as crianças estão mostrando respeito por si mesmas, umas pelas outras, por você e por Deus. Ore também pedindo sabedoria para satisfazer as necessidades de auto-estima dos alunos. Que atividades podem dar a eles oportunidades de participarem com sucesso? Inclua perguntas, jogos, artes, etc., que os faça sentir, “Eu posso fazer isso!” A seguir, reforce o sucesso aplaudindo livre, mas sinceramente, um trabalho bem feito – ou até uma tarefa que tenha sido tentada com entusiasmo.

Como lidar com os Problemas de Disciplina.

Nunca permita que uma criança domine a classe. Se ela recusar-se absolutamente a colaborar, lide individualmente com a mesma. Permaneça calmo. Fale bondosamente. Mas, seja firme. Peça à criança que lhe diga o que fez e não porque fez. (Ela geralmente não saberá dizer-lhe o porquê). Se recusar responder, diga o que você viu. Deixe então que explique, se puder, porque tal comportamento não é a aceitável. Mostre a ela o comportamento que espera agora e no futuro. A criança precisa às vezes sofrer as conseqüências de um ato. Por exemplo, se Célia derruba deliberadamente cola na mesa, pode ser bom para ela limpar a mesa. Em casos extremos você pode ter de tirar uma criança da classe. Peça sabedoria a Deus para equilibrar as necessidades da criança problemática com os melhores interesses das outras crianças em sua sala.

Princípios Práticos para Disciplinar a sua Classe como Deus quer

Descubra os seus alunos. As palavras em Provérbios 22.6 “No caminho em que deve andar”, significam literalmente, “Segundo o seu caminho” ou a sua “inclinação” – suas opiniões e talentos dados por Deus. Embora você deva conhecer as características básicas da faixa etária que ensina.
Interceda por elas (1 Jo 5.14-15). Ore a favor de cada criança pelo nome.
Peça ao Espírito Santo que opere na vida das crianças, atraindo-as para si mesmo, primeiro para a salvação e depois para a maturidade em Cristo.
Estabeleça padrões positivos (Filipenses 3.12-14). Faça regras simples e em pequeno número, sempre baseadas em princípios bíblicos.
Dê instruções cuidadosas. Deixe que os alunos saibam que a desobediência terá conseqüências. Seja cuidadoso com o castigo pelas infrações. Lembre-se, um professor deve sempre cumprir a sua palavra. Quando você cometer um erro, esteja disposto a admiti-lo.
Controle o ambiente de aprendizado (1 Coríntios 14.40) . Verifique se a sala de aula é atraente: decoração alegre, temperamento confortável, mobília arranjada de acordo com as atividades. Considere os arranjos das cadeiras em relação a prováveis problemas de disciplina. Fique atento as possibilidade de mudança de condições e faça os ajustes necessários.
Examine a sua própria vida quanto à disciplina (Salmo 139.1,23-24). Você está crescendo como cristão? Está aperfeiçoando as suas habilidades de ensino para que possa manter disciplina com confiança? Você é um bom modelo?
Planeje o seu tempo e lições cuidadosamente (2 Timóteo 2.15). Considere a seguinte equação: “Oração + preparo adequado + apresentação apropriada = o aluno – um problema de disciplina”. Fortalece o seu ensino com oração e estudo. Chegue cedo e verifique se todo o equipamento, recursos visuais e materiais a serem distribuídos estão prontos. Não permita que as aulas, sejam monótonas; planeje diversão e inclua surpresas ocasionais.
Ame as crianças e ouça o que elas dizem (João 13.1b). Olhe por baixo da superfície e aceite cada criança como é. Estabeleça o tom cumprimentando cada criança cordialmente. Ouça o que elas dizem e como dizem; à medida que aprender como a criança se sente, poderá descobrir a razão para seus atos. Nunca envergonhe uma criança. Sempre que possível, responda positivamente aos comentários das crianças, usando até os irrelevantes de maneira criativa para voltar à lição. Ofereça palavras de encorajamento a cada criança.
Envolva cada aluno (Tiago 1.22). Planeje atividades que exijam participação. Seja sensível às personalidades e capacidades individuais. Nunca exponha a criança ao ridículo. Peça sabedoria a Deus para lidar com algumas que constantemente querem se exibir e com outros que se recusam a colaborar.
Nunca perca o autocontrole. Você não vai controle sobre a classe se perder a calma (Provérbios 14.17-29/ 15.1-18/ 16.32). Não permita que as surpresas o empolguem demais. Seja calmo, porém entusiasta – controlado pelo Espírito. O entusiasmo é contagioso e da vida a uma aula.
Evangelize e eduque (Mateus 18.14/28.20; Provérbios 22.6). Leve as crianças ao Senhor. Depois ensine a elas a Palavra para que seu caráter se aperfeiçoe.



Uma silenciosa construção

Com antecedência prepare um Templo e leve-o já pronto de modelo. Utilize o modelo para contar a história.

TEXTO

E o rei Salomão fez subir uma leva de gente dentre todo o Israel, e foi a leva de gente trinta mil homens; E os enviava ao Líbano, cada mês, dez mil por turno; um mês estavam no Líbano, e dois meses cada um em sua casa; e Adonirão estava sobre a leva de gente. Tinha também Salomão setenta mil que levavam as cargas, e oitenta mil que talhavam pedras nas montanhas, Afora os chefes dos oficiais de Salomão, que estavam sobre aquela obra, três mil e trezentos, os quais davam as ordens ao povo que fazia aquela obra. E mandou o rei que trouxessem pedras grandes, e pedras valiosas, pedras lavradas, para fundarem a casa. E edificava-se a casa com pedras preparadas, como as traziam se edificava; de maneira que nem martelo, nem machado, nem nenhum outro instrumento de ferro se ouviu na casa quando a edificavam. (I Reis 5:13-17; 6:7)


Na história de hoje veremos como o rei Salomão construiu o Templo.
Pergunte as crianças se elas já viram uma construção? 
Um prédio ou uma casa sendo construída? 
Pergunte se alguma delas tem um pai engenheiro, pedreiro, técnico de edificações, etc.
Lembre-lhes como uma construção é barulhenta, com seus operários, máquinas e ferramentas trabalhando, batendo, serrando, cortando.

A construção do Templo foi muito diferente das construções de hoje. 
Mostre a elas através dos números de operários a grandeza dessa construção. 
O número de trabalhadores era de 180.000 homens fora os chefes de oficiais que eram 3.300.
Explique às crianças as proporções desses números para que elas concebam a grandiosidade desse templo.

Agora pergunte como foi possível tantas pessoas construírem o Templo em silêncio. Sim, não houve nenhum ruído "... de maneira que nem martelo, nem machado, nem nenhum outro instrumento de ferro se ouviu na casa quando a edificavam".

Sim, isso foi possível. As madeiras não foram cortadas e preparadas no local. Foram trazidas prontas para serem postas e encaixadas no seus devidos lugares. Os gigantescos blocos de pedras com que foi construído o Templo não foram preparados no local e sim em pedreiras, onde foram trabalhadas com ferramentas que produziam muito barulho até que ficassem no tamanho desejado. A casa de Deus foi construída com pedras preparadas que foram trazidas ao local do Templo. Os pedaços de pedra desnecessários foram retirados com golpes ruidosos de ferramentas na pedreira.
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Nessa história aprendemos uma importante lição: 
A casa de Deus não é ruidosa
Devemos tomar o cuidado que todas as coisas sejam feitas na casa de Deus com perfeita paz e tranqüilidade que, nenhum barulho de contenção, divisão, violência ou converças seja ouvido no culto, isso chama-se reverência.

A Bíblia diz que hoje nós somos as pedras do Templo do Senhor, somo pedras vivas: "Vós também, como pedras vivas, sois edificados casa espiritual e sacerdócio santo, para oferecer sacrifícios espirituais agradáveis a Deus por Jesus Cristo." *(I Pedro 2:5).
Portanto, como pedras vivas, devemos deixar todo o barulho, pertubações e conversas pararelas fora do Templo, devemos deixar na "pedreira" fora do local do nosso culto.

Obs: Se você dispuser de material suficiente, permita que cada criança confeccione o seu Templo e estimule-os a contarem as suas famílias a incrível história dessa construção.

Material necessário:

  • Caixa de sapato (será o Templo propriamente dito);
  •  Pedaço de papelão para piso do Templo, deverá ser maior do que a área da caixa de sapato;
  •  Palito de churrasco para ser o suporte da cortina o lugar Santíssimo;
  •  Pedaço de papel crepom vermelho ou TNT para cortina;
  •  Três pequenos blocos de madeira (representando respectivamente o candelabro de ouro, a mesa dos pães da preposição e o altar de incenso);
  •  Caixa de fósforo (Arca da aliança);
  •  Tampa de garrafa de suco, tipo gatorade ou Squeed (lavatório);
  •  Bloco de madeira (altar do holocausto);



Uma outra alternativa é você utilizar o texto abaixo:
"GUARDA o teu pé, quando entrares na casa de Deus; porque chegar-se para ouvir é melhor do que oferecer sacrifícios de tolos, pois não sabem que fazem mal." (Eclesiastes 5:1)


Desafie as crianças a descobrirem como se "GUARDA O PÉ ANTES DE ENTRAR NA CASA DE DEUS".

Ensine-os quem age de maneira irreverente na Casa do Senhor oferece sacrifício de tolo. 
Explique-lhes o que é um tolo. Tolo é uma pessoa que não distingue o bem do mal, Deus não aceita o culto de pessoas tolas que não sabem o que é bom ou ruim, o que agrada a Deus e o que Lhe desagrada.

Faça desenhos de pé com o texto citado e distribua às crianças ou distribua ás crianças papés e lápis para desenharem os próprios pés na folha para guardarem o pé antes de entrarem na Casa do Senhor.
Ensine-os que nós vamos a Casa do Senhor principalmente para ouvir e não falar.